"Príncipes do Brasil"

Só o Começo…

 

A chegada da Familia Real Portuguesa ao Brasil.

Esse foi o começo: A chegada da Família Real Portuguesa ao Brasil.

O Começo

Bom, pra começar, vou falar de dois começos simultaneamente: O meu começo com este trabalho e o começo da história da Família Real Portuguesa no Brasil.

Minha história não foi tão conturbada quanto a vinda dessa família ao Brasil. Comecei a pensar neste tema desde o início do meu 2º ano no curso de Jornalismo. Depois disso, só fui amadurecendo a idéia, conversando com minha professora e mestre, Bianca Freitas, que já escolhi para me orientar (agora em novembro/2008) – ela me ajudou muito também a encontrar o foco, porque logo no começo não tive clareza para enxergar as coisas. Foi difícil, porém dou graças a Deus por ter pensado cedo em meu TCC porque só agora, final de 2008 e véspera de um ano de muita correria e labuta, que eu consegui focar meu tema. Vou falar do Brasil Império Hoje.

Por que escolhi este tema?

Porque sempre gostei desses assuntos históricos, principalmente, sendo tão próximos de nós. Sempre gostei de coisas antigas – de parar e ficar olhando roupas e objetos utilizados por pessoas que viveram há décadas ou séculos, e ficar tentando adivinhar o que a pessoa fez com aquilo, por qual tipo de apuro ou situação que a pessoa passou e estava utilizando aquela determinada roupa ou material.

Segundo, esse assunto apareceu “por um acaso” na minha frente – se é que posso falar que foi por acaso. Estava abrindo meu e-mail, quando recebi propagandas de umas comunidades no orkut que falavam sobre os 200 anos da vinda da Família Real no Brasil. Aquilo me chamou a atenção porque não sou acostumada a ler esses tipos de e-mail, e logo me interessei e fui procurar saber sobre o que se tratava, então, Eureca!. “Esse vai ser o tema do meu TCC”, eu disse. E foi assim que tudo começou…

Descobertas

Conforme ia pesquisando, fui descobrindo muitas curiosidades desconhecidas por muitos, e foi então que percebi uma nova e racional razão para a realização desse TCC: Poucas pessoas sabem que os herdeiros reais são vivos e atuantes em nossa sociedade.

Então, decidi escrever um livro-reportagem como forma de registrar tudo e completar mais uma história nas páginas do Brasil.

O que já foi realizado

Atualmente, estou lendo o livro “1808” de Laurentino Gomes que fala sobre a vinda da Família Real Portuguesa para o Brasil. Estou começando a perceber que esse livro vai me ajudar muito na primeira parte do livro que será voltado para um resgate histórico que precisa ser feito, a fim de que quem for ler saiba em que pé estará pisando.

Trabalho jornalístico

Por ser um TCC – Trabalho de Conclusão de Curso – do “curso” de Jornalismo, entrevistas precisam ser feitas, portanto, pretendo conversar com o Chefe da Casa Imperial, Dom Luis de Orleans e Bragança bem como alguns outros componentes da casa que ainda estou por decidir. Para isso, terei que me deslocar de Guaratinguetá/SP, onde moro, para o Rio de Janeiro (capital) e Petrópolis/RJ. Portanto, os custos serão um pouco salgados. Considerando que a passagem para o Rio está R$40,50; faz as contas aí…

Depois pretendo conversar com algum historiador. A sugestão que minha orientadora escolhida, Bianca Freitas, me deu foi Eduardo Bueno – sei muito pouco sobre ele, no entanto, começarei a pesquisar.

Supostos problemas

Devo admitir que já perdi algum tempo, apesar de estar bastante adiantada com o tema, porque demorei quase meio ano para começar a ler este livro (“1808”) por conta das várias tarefas que tive que cumprir ao longo deste ano e pela famosa frase brasileira que o torna conhecido por o povo que deixa tudo para a última hora: “Depois eu começo…depois eu faço…outra hora…”.

Por tudo isso, vejo que preciso correr um pouco, por já ter feito um cronograma e esse fato ter me desvirtuado desse meu roteiro. Tenho que ler ainda outros livros, que ainda não vou ousar citá-los aqui. É surpresa! Mas, na lista, tem mais dois – fora o terceiro que ainda tenho que pesquisar qual, por ser técnico (abordagem sobre o que é livro-reportagem).

Idéia do Blog

A idéia surgiu a partir de uma colega de profissão que se formou agora em 2008 e desenvolveu um trabalho muito bom, que eu pude acompanhar de perto – pelo menos no período em que trabalhei com ela na Rádio Cultura AM 1460 de Lorena/SP (que é emissora da Rede Bandeirantes de Rádio) – e que também criou um blog como forma de registrar tudo o que foi fazendo ao longo de todo o trabalho. O nome dela é Letícia Nascimento e o blog é http://www.memoriasdopulodogato.blogspot.com/ 

Vale a pena conferir!

Conclusão

Sei que ainda tenho muito trabalho pela frente, no entanto, acredito estar no caminho certo. Vou aproveitar essas férias para fazer meus contatos e até marcar entrevistas com direito até a viagem para o Rio de Janeiro – estou guardando dinheiro para isso. Espero que dê tudo certo. Vou caprichar!

Bom pessoal, é isso! Comentem o quanto puder e me façam doações se puderem – (risos) – agora aqui só entra, não sai mais nada. Essa é minha meta e vou conseguir! Pensamento positivo sempre!

 

Um abraço a todos, e viva o começo de tudo!!!

michelly-ribeiro-2


1 de dezembro de 2008 - Posted by | Uncategorized | , , ,

10 Comentários »

  1. Michelly um começo com essa qualidade, me deixa bastante curioso para observar o trabalho final, desejo-lhe êxito na continuidade e sucesso na fundamentação.

    Comentário por Wantuyr | 1 de dezembro de 2008

  2. Oi Michelly … que bom que já está quase tudo acertado quanto ao seu TCC… aqui ainda estou analisando por vários ângulos algumas idéias… a questão também é ver o formato!! Mas vamos lá as férias estão começando e vamos ter muito trabalho né…
    Força!!!

    Comentário por Elisangela Cavalheiro | 1 de dezembro de 2008

  3. Prezada Michelly,

    Parabens pelo tema do TCC e blog.

    Comentário por Jean Tamazato | 1 de dezembro de 2008

  4. Oi Michelly!!
    O blog além de registrar seu passo a passo com certeza será um espaço de incentivo, críticas e sugestões para que as pessoas também participem deste projeto com você. Obrigada pelo carinho, bjs

    Comentário por Letícia Nascimento | 1 de dezembro de 2008

  5. Parabéns!!!
    Vou querer ler o trabalho final.

    Comentário por Andre Luis | 4 de dezembro de 2008

  6. Parabéns Srta. Michelle
    super interessante a pesquisa,
    parabéns tbm pela iniciativa de
    disponibilizar parte do conteúdo
    no blog, com certeza vai colher
    bons frutos.
    Bjus

    Comentário por willian_correa | 5 de dezembro de 2008

  7. Adorei a idéia Michelly, muito bom msm…Também já estou no corre do TCC, o início é complicado msm, mas depois a coisa vai andando…Sucesso e perseverança nessa luta, daqui a pouco esteremos apresentando o bendito tcc…não podemos perder tempo…bjosss

    Comentário por Filipe Chicarino | 5 de dezembro de 2008

  8. SP, 05/l2/2008

    Michelly, parabéns gostei muito, SUCESSO.
    Gostamos muito
    Abraços
    Nelson

    Comentário por Nelson Eleodoro | 6 de dezembro de 2008

  9. É de profundo sentindo comum ser monarquista, tenho apenas 36 anos e desde pequeno sou. Conheci aos principes Imperiais no ano 91 em Aparecida do Norte. Fiquei impressionado pelas qualidades naturais e espirituais de estes homens. No moro no Brasil, mas rezo a Nossa Senhora que devolva ao Brasil tao nobre familia, para a salvacao do nosso povo.
    Felicidades no seu trabalho, e animo pq muitas vezes se sentirá só.
    Jefferson

    Comentário por Jefferson Persico | 10 de fevereiro de 2009

  10. […] O seu dia mais activo do ano foi 9 de setembro com 104 visitas. O artigo mais popular desse dia foi Só o Começo…. […]

    Pingback por Os números de 2010 « "Príncipes do Brasil" | 2 de janeiro de 2011


Deixe um comentário

